A importância do Branding e Comunicação

Partnia Ebook Branding e Comunicação

Marketing, Comunicação, Marca, Produto e Branding são algumas das componentes chaves para o sucesso de um negócio. No entanto, não representam exatamente o mesmo.

Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado.

Comunicação é o ato de comunicar a proposta de valor e a empresa.

Marca é um ativo com atributos tangíveis e intangíveis, que representa uma determinada entidade, produto ou serviço, de qualquer natureza. Como atributo tangível entenda-se o logotipo e qualquer derivado visual ou sonoro da marca. Relativamente aos atributos intangíveis, cabimentam-se os valores associados, o estilo de comunicação, o modo de representar a vida e outros aspetos de carater emocional. Esta também pode ser definida como a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato.

Produto é um artigo ou serviços vendido pela empresa.

Branding é a gestão de todas as componentes tangíveis e intangíveis da marca, em articulação com as ferramentas de comunicação, marketing e outros departamentos sempre que se verifique essa pertinência. Para trabalhar a marca é crucial estabelecer quem somos, o que representamos e o que queremos ser. Para tal temos de definir a nossa Visão, Missão e Valores.

E o que poderá ser a nossa Visão, Missão e Valores?

A Missão é a razão pela qual a empresa existe. Por outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.

A Visão é uma bússola que serve como um grande objetivo a longo prazo, ou seja, onde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo.

Os Valores é a forma como a empresa deve comportar-se no mercado e na sociedade, isto é, a maneira como pretende ser reconhecida. Essas ideias definem até mesmo a conduta dos colaboradores.

Estes 3 aspetos são a base de tudo aquilo que iremos necessitar para constuir a identidade da nossa marca, podendo para isso utilizar o Prisma de Identidade de Jean-Noel Kapferer. Podes aprofundar mais o assunto ao fazer o download do nosso ebook aqui.

No nosso ebook irás também perceber um pouco do processo de Naming e de criação e tipos de logotipo!

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