Quem contribui para um mundo melhor? A Casa Qui

Casa Qui

Falar da Casa Qui  é falar de inclusão, de boas práticas, mas acima de tudo de boas pessoas. É testemunhar um projecto que nasceu em 2012 e assumiu a forma de IPSS, orientado para a problemática  para a área da saúde mental, da ação social, da educação e da comunidade LGBTI, focando-se no apoio à população jovem, vítima de violência. 

São muitas as áreas de conhecimento e de trabalho da Casa Qui que podemos destacar, todavia, sentimos que o apoio prestado por esta associação á população LGBTI vítima de violência social e psicológica é sem dúvida uma área a realçar. Quando pensamos em inclusão, raramente pensamos no que as pessoas sofrem durante este processo, cuja inclusão da diferença deveria ser intrínseco à nossa humanidade. A Casa Qui apoia as vítimas de violência, minimizando através do apoio dado por técnicos acreditados, o terrível impacto que ações e gestos de ignorância e maldade têm no percurso de vida de cada uma das vítimas.  As ferramentas de trabalho desta associação tão única e especial é feita através do conhecimento técnico dos seus psicólogos e de uma metodologia de trabalho visando a integração e a criação de ferramentas de combate à violência, não só em contexto familiar mas também em contextos sociais mais amplos , como é o caso das escolas, empresas e outras iniciativas sociais . 

As suas acções de capacitação/ intervenção  são muito orientadas para a juventude, com o claro objectivo de sensibilizar os mais jovens para este tema e desta forma minimizar o número de vítimas e dar ferramentas a estas para garantir percursos de vida positivos. 

A Casa Qui, tem absoluta consciência de impacto negativo que a  violência social e psicológica de que são alvo as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexo (LGBTI) é um dos fatores mais determinantes na sua saúde mental e no seu desenvolvimento pessoal, pelo que a matriz de trabalho desta Instituição visa garantir que esta população recebe respostas adequadas na área da saúde mental, da ação social e da educação, permitindo assim, uma verdadeira igualdade de oportunidades.

Uma outra importante área de trabalho, incide no apoio à juventude no que remete para as questões que englobam processos ligados às temáticas da orientação sexual, expressão ou identidade de gênero, envolvendo crianças, jovens, adultos e seus familiares, inclusive através de apoio em situação de vulnerabilidade/crise.

O trabalho da Casa Qui, abrange também a área da consultoria a entidades privadas e públicas, realizando ações de sensibilização ou de formação com o objetivo de promover a igualdade de género e combater a violência de género, nas quais se incluem também as questões da orientação sexual e identidade/expressão de género.

É uma alegria enorme conhecer o trabalho da Casa Qui, feito de pessoas para Todas as Pessoas ! Aqui fica o nosso desafio:  CONHECE A CASA QUI e compartilha o excelente trabalho que este grupo de profissionais faz e que direta ou indiretamente tem um impacto na tua vida.

Descobre mais sobre esta associação através do seu site: https://www.casa-qui.pt/

Se quiseres ajudar a Casa Qui e fazer um donativo podes fazê-lo através da nossa publicação em https://www.facebook.com/pg/partnia.pt/posts

1 comentário em “Quem contribui para um mundo melhor? A Casa Qui

  1. Pingback: COVID20* e Economia Digital - Partnia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *