E-Business

Um salto ao futuro…

A transformação digital não é uma novidade no mundo empresarial. Todavia, devido à situação pandémica que se verifica em todo o planeta, a urgência de manter viva a economia, colocou em destaque a digitalização de alguns processos do modelo de negócios, que vão desde os processos produtivos, de logística, administrativos, comerciais, canais de distribuição, entre outras áreas. Equipas que trabalhavam em postos de trabalhos físicos e neste momento encontram-se em regime de teletrabalho, podendo continuar a executar grande parte das suas funções à distância.

A Tecnologia representa uma vantagem significativa para as empresas, podendo melhorar os processos internos, conhecer melhor os segmentos de clientes, tratar grandes volumes de informação (BIG DATA) de forma cada vez mais eficiente.

Nos últimos anos temos assistido ao surgimento de novos modelos de negócio que atuam exclusivamente no mundo digital como é o caso da Netflix, AirBnB, Amazon, Uniplaces, Spotify, Uber, Facebook, iTunes, etc e as previsões apontam para que cada vez mais as empresas apostem na digitalização e no surgimento de novos modelos de negócios exclusivamente digitais.

O que são os E-Business?

Os E-Business utilizam a tecnologia para acrescentar valor aos modelos de negócio, que se traduzem em benefícios para os clientes e melhorem as capacidades internas que dão suporte às operações.

Se tivéssemos resumir o conceito de e-business seria algo como: negócio realizado através da internet, com todos os processos realizados de maneira digital, desde o contato direto com os consumidores, fornecedores, stakeholders até à análise de mercados e investimentos.

Diferenças entre E-business e o E-commerce

O E-Commerce, abreviatura para “Eletronic Commerce” é o processo de vender e comprar via internet. Ao contrário das lojas físicas, o e-commerce não necessita de uma pessoa física para estabelecer a relação comercial.

O E-business, abreviatura para “Eletronic Business” refere-se ao uso da tecnologia para gerir o negócio. O E-business é similar ao E-Commerce no entanto, vai muito para além do simples ato de comprar e vender coisas. Nele estão incluídos os vários processos de criação, entrega e captura de valor por parte da empresa.

Vantagens do E-business

1.º Reduzir despesas de tempo e dinheiro

O facto da maior parte do trabalho ser feita de forma digital permite a redução de algumas despesas fixas, como é o caso da renda dos espaços de trabalho, gastos em transportes, bem com o tempo despendido em deslocações e viagens, que pode ser rentabilizado e aproveitado ao máximo num modelo e-business.

2.º Horários de funcionamento flexíveis

A internet não fecha e salvo pontuais quebras de rede, os negócios digitais funcionam 24 sobre 24h.

3.º Eliminação das barreiras da localização física

Através da internet é possível chegar a todo o mundo, a qualquer hora. Esta vantagem permite expandir a dimensão do público-alvo além fronteiras, como operar o negócio de diferentes pontos geográficos.

4.º Facilita a monitorização do crescimento do negócio

No e-business existem diversas ferramentas que permitem rastrear e monitorizar o desempenho do negócio, sendo mais fácil a correção de eventuais contratempos, minimizando dessa forma o risco e potenciando o crescimento.

5.º Facilita segmentação e a angariação de clientes

Os canais digitais fazem cada vez mais parte do dia a dia dos consumidores. Uma vez que estamos todos online é possível chegar mais rapidamente aos nossos clientes e potenciais clientes. Existem também diversas ferramentas que facilitam a segmentação e o tratamento dos dados dos clientes.

Hora de dar o salto!

Agora que já conheces um pouco mais sobre as diferenças entre o E-Business e o E-Commerce, está na hora de olhares para o teu negócio e descobrires como podes aumentar a eficiência de alguns processos, com recurso à tecnologia.

Se quiseres aprofundar mais um pouco poderás fazê-lo através do nosso ebook sobre E-Business aqui.

2 comentários em “E-Business

  1. Rafael Reis Responder

    Bom dia,

    Como proceder ao download do ebook? Estou a tentar encontrar nas páginas do ebook das ideias fulminantes e nesta alguma hiperligação para o download e não estou a encontrar.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *