3 perguntas fulminantes para desenvolver uma ideia de negócio.

Ebook 3 perguntas fulminantes para desenvolver uma ideia de negócio - Partnia

A quem?  Quê? Como?

Estas são as 3 perguntas fulminantes para desenvolver uma ideia de negócio, que vão ajudar-te a identificar o teu segmento de clientes, a tua proposta de valor e a maneira como vais entregar a tua solução no mercado.

Ser empreendedor, para além de implicar a gestão de um negócio por conta própria, é também uma atitude crítica face ao mundo que nos rodeia, com a capacidade de identificar problemas e criar soluções, de preferência rentáveis.

  1. A quem?

Esta é a primeira pergunta fulminante que vai ajudar-te a desenvolver a tua ideia de negócio.

O “A quem” refere-se aos teus potenciais clientes, ou seja, o nicho de mercado que está disposto a comprar o teu produto ou serviço.

Caso essa disponibilidade não se verifique à priori, deverás aprofundar a tua pesquisa de forma a garantir que a tua solução corresponde a uma necessidade de mercado. A chave de qualquer negócio, para além da proposta de valor que irás entregar ao teu cliente está na identificação das necessidades e/ou obstáculos que o teu segmento de clientes encontra. Quanto melhor conheceres os teu cliente, melhor conseguirás satisfazer as suas necessidades.

Deverás também refletir sobre o problema que os teus potenciais clientes enfrentam, ou seja, conhecer as razões que os impedem de concretizar determinado objetivo.

  • O quê?

O quê? Refere-se ao que vais entregar no mercado. É um produto? É um serviço? Que benefícios trás para os teus clientes e fornecedores? Que necessidade satisfaz? Que problema resolve? Quais as vantagens associadas à tua solução face à concorrência?

Para responderes a todas estas questões deves em primeiro lugar olhar para o mercado e perceber quais são as soluções existentes que resolvem a necessidade identificada e, caso não exista nada semelhante no mercado, perceber quais são as soluções adotadas pelos consumidores, face a ao problema.

  • Como?

Agora que já sabes O QUE vais vender e a QUEM vais vender, é importante perceberes COMO vais vender, ou seja, encontrares os canais de distribuição do teu negócio.

Neste altura deves refletir como é que os teus clientes vão tomar conhecimento da tua oferta, como vais transmitir a proposta de valor aos teus clientes, onde é que os clientes vão poder adquirir o teu produto ou serviço e como é que vão poder contactar com a equipa no serviço de pós-venda, caso exista.

Os canais de distribuição devem ser constantemente monitorizados de forma a aumentares os níveis de eficiência dos processos internos.

Deves ainda refletir sobre a constituição da estrutura de receitas do teu negócio, ou seja, as possíveis formas de pagamento que disponibilizas aos teus clientes. Poderá ser através da subscrição, da venda direta, do licenciamento, do renting/leasings, de quotas, fees de utilização.

Agora que já respondeste às três perguntas fulminantes para desenvolver a tua ideia de negócio, estás pronto para dar o salto!

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